Ipeúna
login  
senha  
 
 
Polícia Militar desenvolve projeto de prevenção ao uso de drogas na cidade
10/07/2011 - Sargento José Maria Wenzel

PROGRAMA EDUCACIONAL DE PREVENÇÃO
ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA - PROERD

Preocupado com um problema do uso de drogas que hoje é de nível mundial, a Polícia Militar passou a desenvolver alguns projetos direcionado à área, visando a conscientização de jovens dos riscos que isso oferece. Implantou-se então o PROERD direcionado às crianças, que foi desenvolvido durante o 1º semestre aqui neste município, e recentemente, criou-se um trabalho direcionados a pais e adultos, trabalho este que visa a prevenção e as consequências do uso de drogas, apresentando estratégias de enfrentamento do problema e orientando como reconhecer e identificar possíveis usuários e principalmente, ajudando os filhos a evitar o uso, e dado ao sucesso alcançado nosso Batalhão, o 37º Batalhão sediado em Rio Claro, ao qual a cidade de Ipeúna está subordinada, passamos a desenvolver esse trabalho, com a palestra “Educando para a Vida”, que foi realizado no dia 15 de junho próximo passado, no Anfiteatro Municipal.

O QUE É O PROERD? O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.

Criado com base o D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinqüenta estados americanos, e em cinqüenta e oito países.

No Brasil ele chegou em 1992 a atualmente se encontra em todos os Estados brasileiros.

Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros, auxiliando as crianças a dizerem não as drogas.

Trata-se de um programa eminentemente preventivo e estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural: a escola.

Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 4ª série / 5º ano do ensino fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

O PROERD é aplicado em parceria com as escolas, durante 10 semanas, com 01 (uma) aula ministrada por semana, ao longo de um semestre letivo, os instrutores Proerd, que são policiais militares fardados, auxiliados pelo livro de estudante, contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula e, também, a participação dos pais, levando o programa para a família.

As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, cidadania e civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia.

No nosso município a participação da sociedade civil, foi fundamental para o sucesso do projeto, na doação de brindes e camisetas, o que serviu como grande incentivo a todos os alunos.

O Projeto que teve início no dia 28 de março foi aplicado, neste município de Ipeúna, à 131 alunos do 5º ano, sendo 103 da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Dr Ulisses Guimarães” e 28 da Escola de Tempo Integral, cujo encerramento se deu com a formatura no último dia 04 de julho.

Pensamento: "Para que o mal triunfe, basta que os homens de bem não façam nada"


   

+ noticias
12/06/2011 - Polícia Militar promove campanha de educação no trânsito - 2ª SEMANA
11/06/2011 - Durante operação de trânsito, Polícia Militar faz entrega de folder contendo dicas de segurança
05/06/2011 - Polícia Militar promove campanha de educação no trânsito
07/04/2011 - Resgate e Vida: Almoço Beneficente em prol do Dependente Químico e Alcoólatra
07/04/2011 - Vereador Presidente Adilson do Portal encaminha Moção de Repúdio
07/04/2011 - Campeonato Municipal de Truco 2011

© Copyright 2008 - 2017 ipeuna.com, todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução sem autorização.