Ipeúna
login  
senha  
 
 
Dicas de Segurança - Evite roubos na saída das agências bancárias
08/06/2010 - José Maria Wenzel - 1º Sgt PM

Embora a Polícia Militar esteja intensificando o policiamento ostensivo nas ruas e avenidas onde a atividade bancária e comercial é mais intensa e, consequentemente, há maior circulação de dinheiro, em especial nos dias de pagamento e no final de semana seguinte, a conduta cautelosa das pessoas é muito importante para prevenir a ação de criminosos que roubam clientes que deixam as agência (a chamada “saidinha de banco”) ou quando do transporte do dinheiro em malotes.
Para evitar a “saidinha de banco”, o cliente deve:
1 - Restringir ao máximo o número de pessoas que saberão da sua ida até a agência e evitar comentários sobre valores, pois, invariavelmente, a ação criminosa é planejada com base em informações privilegiadas a respeito da vítima que, de alguma forma, chegaram ao conhecimento do marginal.
2 – Alternar constantemente a rotina de quem vai a agência bancária, mudando o horário, o itinerário e, se possível, a pessoa.
3 - Ficar atento a qualquer pessoa que esteja acompanhando o cliente, seja no seu trajeto de ida e volta ou no interior da agência, suspeitando principalmente se estiver fazendo uso constante do aparelho celular, pois o criminoso poderá estar passando informações da vítima e do itinerário ao seu comparsa que fará o roubo.
4 – Caso a soma em dinheiro seja vultosa, a pessoa não deverá ir sozinha a agência.
Com relação aos roubos de malotes, o ideal seria que o pagamento de empregados, fornecedores ou compradores, fosse feito diretamente pelas agências, por meio de transações bancárias eletrônicas, pois, em regra, não há motivos lícitos que desrecomendem tal procedimento, sem dúvida alguma muito mais seguro.
Contudo, para aqueles que ainda são adeptos da antiga e arriscada prática de transportar dinheiro em malotes, além das mesmas precauções já mencionadas para evitar a “saidinha”, outros cuidados se resumem em procurar não manter altos valores nos estabelecimentos, dividindo-os em malotes com montantes menores.

   

+ colunas
24/03/2011 - Melhorias para o Município
23/03/2011 - Direito ao sossego público
05/03/2011 - Saiba quais são os planos futuros do novo ipeuna.com para esse ano
07/05/2010 - Dicas de Segurança - Cuidado Com as Drogas
03/05/2010 - Dicas de Segurança - Cuidados Com sua Bicicleta
16/04/2010 - New blog - "Meninos sem vergonha"

© Copyright 2008 - 2017 ipeuna.com, todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução sem autorização.